Introdução

As aves pertencem a um dos mais interessantes grupos de membros do reino animal. Invejam-nos pela sua liberdade de voar, maravilham-nos com a beleza e colorido das suas plumagens, deliciam-nos com as suas melodias.

Os espaços do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul são frequentados por mais de meia centena de espécies de aves, que quase sempre escapam à atenção da maioria de quem por lá anda. Apesar da sua grande variedade, para a maioria de nós “são pardais”. O Clube de Ornitologia surge com a intenção de provocar o “despertar” do interesse pelo conhecimento das aves que nos rodeiam.

Existem muitos aspectos interessantes e curiosos tais como: saber que todos os invernos se encontram na nossa escola exemplares raros de uma variante da Alvéola Branca (Motacilla alba yarrellii); saber que os Andorinhões (Apus apus) que nos sobrevoam todos os anos comem e dormem no ar e praticamente nunca pousam sem ser para nidificar; saber que minúsculas aves com apenas 5gr de peso conseguem sobreviver às nossas temperaturas negativas de inverno gastando 1/5 do seu peso durante a noite para conservar a temperatura do corpo…

A observação de aves é uma atividade que se pode tornar num apaixonante hobby, à medida que se vão conquistando conhecimentos, percepção e compreensão de muitos fenómenos que nos rodeiam. Proporciona desafio, pela conquista da identificação de novas espécies. É uma atividade relaxante, pelo contacto com a natureza.