A PAIXÃO DE VER E OUVIR AS AVES - DUAS FORMAS DE O FAZER

15-12-2011 12:18

As cores bonitas de muitas das nossas aves e as suas agradáveis melodias, tornam-se um fator de atração que conquista muitos aficionados. As pessoas gostam de as ver e ouvir, assim procuram trazê-las para junto de si e desfrutar das suas belezas.

Existem várias formas de o fazer.

Infelizmente, a forma mais comum, trata-se de aprisioná-las em gaiolas. Muitas pessoas cometem atos, que são prática tradicional, de apanhar aves no campo com diversos tipos de armadilhas. Todos sabemos que atualmente estas práticas são ilegais e que são sujeitas a multas e até prisão. Também sabemos que o número de aves que morre em resultado dos meios utilizados é muito elevado. Por exemplo, para ter um pintassilgo apanhado e adaptado à gaiola, mais de dez morreram devido a lesões, stress, inadaptação à alimentação… Estas atividades também implicam despesas nas armadilhas e meios utilizados, e no final é necessário alimentar as aves na gaiola. Desta forma o impacto na natureza é muito negativo.

Desafiamos a alterar esta tradição.

Utilizemos outra forma de ter as aves perto de nós, tendo apenas a despesa de as alimentar.

Não é preciso armadilhas, não é preciso cometer atos ilegais, nem tão pouco ter gaiolas, e muito menos ter de sacrificar elevado número de aves.

Mas somos na mesma brindados com a sua proximidade, além disso podemos ver e ouvir muito mais aves e de muitas espécies diferentes.

A proposta é colocar comedouros para aves. Que simples não acham?

Em Inglaterra existem cerca de cinco milhões de aficionados pela observação de aves. Grande parte deles tem comedouros nos quintais. Não conhecem apenas uma ou duas espécies. Conhecem e têm o prazer de ver e ouvir muitas delas.