Plano de Atividades para 2014/15

16-10-2014 00:00

Dando continuidade ao trabalho desenvlovido, fica abaixo a proposta de atividades aprovada para o ano letivo de 2014/15

 

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ANO LETIVO DE 2014/15

 

O Clube de Ornitologia da nossa escola existe desde 2009, tendo como objetivo despertar aos nossos alunos o conhecimento e interesse pelas aves que nos rodeiam e consequentemente melhorar o entendimento e o respeito pelo património natural. Dentro dos diferentes grupos de seres vivos, a classe das aves é especial pela admiração que nos causa: as suas cores, o seu canto, a sua capacidade de voar, a magia das migrações, são motivos que tornam estes seres nuns excelentes embaixadores para a contemplação da natureza.

Através do Clube de Ornitologia a escola oferece aos alunos um mais rico conjunto de conhecimentos, com atividades que desenvolvem nos alunos a capacidade de observação, a curiosidade, a atenção, a concentração.

Para além das saídas de campo e visitas de estudo, têm vindo a ser desenvolvidas atividades em articulação multidisciplinar, como por exemplo a elaboração de desenhos de aves na disciplina de Educação Visual, e elaboração de caixas ninho na disciplina de Educação Tecnológica, a colaboração com a disciplina de Biologia no Curso Profissional de Gestão de Ambiente, bem como atividades para os diferentes níveis de ensino, em que foram já abrangidos os alunos desde a pré-escola ao 12º ano de escolaridade. Pela sua natureza, este clube melhora a oferta da escola e inclusivamente favorece a avaliação externa do agrupamento.

No nosso país por razões culturais, a observação da natureza não é uma prática comum, e nos anos mais recentes a sociedade vive cada vez mais num “mundo distante da natureza”. Em Portugal estima-se a existência de cerca de cinco mil observadores de aves. Em Inglaterra são cerca de cinco milhões e na europa cerca de onze milhões. O mercado de trabalho relacionado com o turismo de natureza é uma realidade crescente no nosso país e atualmente uma grande aposta do Turismo de Portugal. O Clube de Ornitologia pretende também despertar para esta realidade.

Grande parte do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Clube de Ornitologia é possível apreciar, através da consulta do portal de Internet deste projeto.

Assim, dando continuidade à linha de pensamento dos anos anteriores, é proposto para o ano letivo de 2014/15 o seguinte plano de atividades:

 

a)     Continuação da manutenção e desenvolvimento da página web do clube, com atualizações regulares (informações importantes, detalhes das atividades, calendarização, fotografias, relatórios, artigos, etc,). Esta página web assume também a função de “dossier ecológico”, onde está arquivada toda a informação do clube, evitando-se assim o abuso da utilização de papel.

b)     Manutenção de um grupo de alunos interessados inscritos no Clube (2º/ 3ºCiclos e Secundário), que realizarão saídas de campo nas imediações da vila em 2 a 4 momentos pontuais ao longo do ano letivo, em que poderá ser necessário dispensa de aula, com conhecimento das atividades e autorização dos respetivos encarregados de educação.

c)     Realização de 4 atividades “principais”: 1º período – Visita ao Parque Biológico de Gaia (em princípio no primeiro sábado de novembro); 2º período – Acampamento no Parque Natural do Douro Internacional (dias 21 e 22 de março de 2015 – Dia Mundial da Árvore e da Floresta); 3º período – sessão de sensibilização à comunidade escolar com atividade de anilhagem de aves próximo da escola (dia 10 de abril de 2015) e no Dia Mundial do Ambiente uma saída de campo mais uma sessão informativa no auditório da escola secundária, aberta a toda a comunidade escolar.

d)     Continuação de atividades já realizadas em anos anteriores em articulação interdisciplinar e em diferentes anos de escolaridade, como sendo: construção de caixas ninho (c/ Disciplina de E.T.); elaboração por parte dos alunos de desenhos de aves existentes no espaço da escola (c/ Disciplina de E.V.); ações de informação/sensibilização.

                                                      Professor responsável – Paulo Jorge Santos Belo