Acção de sensibilização aos alunos do 4º ano

15-02-2016 17:51

    Dia 15 de fevereiro de 2016, decorreu uma ação de sensibilização aos alunos 4º ano, do estabelecimento de Vila Pouca de Aguiar.

    Esta ação de sensibilização integrada no plano de atividades do Clube de Ornitologia e do agrupamento, teve como objetivos dar a conhecer a estes alunos o que é este Clube e sensibilizar para a observação e proteção da natureza.

    Foi composta de uma parte teórica no auditório da escola sede, onde foram abordados os temas: a) o que é o Clube de Ornitologia da escola; b) como observar aves; c) qual é a importância das aves para o Homem.

    Depois de um pequeno intervalo, no espaço verde junto ao polidesportivo da escola, foi colocada um caixa ninho elaborada por alunos do 6ºD e foi realizado um momento de observação de aves com a colaboração de alunos do Clube de Ornitologia (João Cardoso do 12ºA, Gonçalo Fonseca do 10ºC e Tiago Pinto do 11ºA).

    No final a fez-se a devolução à natureza de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) que foi recuperada pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD. Esta águia tinha sido encontrada ferida por um habitante de Telões, que a entregou a este centro de recuperação.

    A curiosidade, entusiasmo e alegria dos alunos revelou que foi uma atividade do seu agrado e em que certamente houve algumas aprendizagens sobre o nosso patrimonio natural. Tudo decorreu bastante bem, apenas estava muito vento frio que dificultou a observação de aves.