Clube de Ornitologia recebe medalha de mérito do Município de Vila Pouca de Aguiar

27-06-2021 11:32

      No dia do Município de Vila Pouca de Aguiar, 22 de junho de 2021, o Clube de Ornitologia do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar foi condecorado com medalha de mérito pelo contributo prestado à comunidade concelhia. Esta condecoração é uma honra e um orgulho para este clube, que se sente estimulado para a continuidade do seu trabalho. Obrigado!

      O Clube de Ornitologia do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar foi criado em 2009 e através da promoção e enriquecimento dos conhecimentos da avifauna selvagem da região, do contacto com a natureza e da sensibilização para a conservação e preservação do património natural, em conformidade com as linhas orientadoras do Projeto Educativo, tem como objetivos contribuir para a formação integral de todos os alunos, para a formação de cidadãos com os valores estruturantes de uma sociedade de diálogo e para a formação de cidadãos dotados de competências e conhecimentos sólidos, que permitam a prossecução de estudos ou a integração na vida ativa.

      Ao longo dos 12 anos da sua existência, têm sido efectuadas diversas atividades como por exemplo: a existência de um grupo de alunos que realiza saídas regulares de observação de aves; sessões pedagógicas de anilhagem científica de aves; sessões pedagógicas de devolução à natureza de aves recuperadas no CRAS do Hospital Veterinário da UTAD; atividades de sensibilização dirigidas a alunos do 1º ciclo; cooperação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica (elaboração de ilustrações de aves, caixas ninho, alimentadores); elaboração de um Livro de Aves da Região de Vila Pouca de Aguiar; entre outras atividades, de consulta disponível no site do clube: https://clubeornitologiaavpa.webnode.pt/ .

      Exteriormente à escola, o Clube de Ornitologia tem sido reconhecido e convidado a apresentar a sua experiência em congressos e ações de formação para professores da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e do FAPAS - Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade.

      A última conferência mundial da UNESCO, em maio de 2021 teve como tema central a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Desta conferência saiu a orientação de que todos os governos devem colocar a Educação Ambiental no centro dos currículos escolares até 2025.

      As nossas crianças e jovens passam cada vez mais tempo afastadas do contacto com a natureza, que é essencial para o seu desenvolvimento intelectual, bem-estar e saúde. Este é um problema que deve ser combatido.

      É consciente destas realidades que o Clube de Ornitologia pretende continuar a desempenhar a sua responsabilidade pedagógica.