Comedouros

20-11-2011 13:37

Uma forma de observar aves com mais facilidade é trazê-las para perto de nós. Os comedouros podem ser um meio de conseguir essa aproximação das aves, habituando-as a visitar um local onde colocamos regularmente comida. É bom considerar que as aves podem levar bastante tempo a adaptar-se ao comedouro.

Quando criamos um comedouro para aves é necessário ter consciência de que elas criam habituação a essa fonte de alimento e por isso não as devemos “atraiçoar”, cessando bruscamente o fornecimento de alimentos. Principalmente nas épocas de nidificação e no inverno as aves tornam-se dependentes dos comedouros e não podemos esquecer isso.

Os comedouros podem ser elaborados de diferentes formas. O importante é que sejam acessíveis e agradáveis para as aves. Devem ser colocados próximo de vegetação onde as aves possam encontrar abrigo. Devemos evitar colocar os comedouros em zonas de fácil ataque por parte de predadores.

Os alimentos que mais resultam são sementes diversas (tipo mistura para canários), sementes de girassol, milho partido, fruta, pão, ovo cozido. No inverno são especialmente apreciados pelas aves alimentos ricos em gordura, tais como banha de porco (que pode ter misturadas sementes diversas) e frutos secos moídos.