Construção de Caixas-ninho para aves

14-01-2020 15:05

Porque é que fazemos caixas-ninho para as aves selvagens?

As aves existem essencialmente onde há habitat e acima de tudo disponibilidade de alimento, preferindo nidificar nessas áreas. Algumas espécies de aves constroem os seus ninhos no exterior, mas outras preferem a segurança das cavidades. Nós podemos ajudá-las, quando escasseiam as cavidades naturais, através da colocação de caixas-ninho. Muitas das vezes a falta de cavidades naturais deve-se ao facto de o ser humano cortar as árvores velhas e mortas, bem como plantar monoculturas de pinheiros ou eucaliptos.

Existe uma variedade de construções que podemos realizar para as aves, quase tão grande como a nossa imaginação. Apresentamos aqui um modelo padrão, fácil de realizar e com provas dadas no sucesso de utilização pelas aves.

Aqui na região de Vila Pouca de Aguiar, as espécies de aves mais comuns que aceitam utilizar as caixas-ninho que construímos são: a poupa, o chapim-real, o chapim-azul, a trepadeira-azul, o pardal-montês e o estorninho.

Vamos então aprender como construir caixas-ninho para estas espécies e quais as regras para a sua colocação e manutenção, para que se consigam bons resultados. Para além de as ajudar, podemos também aprender com elas observando os seus comportamentos na época de reprodução.

 

Construção

Para construir uma caixa ninho utilizamos uma tábua com 133 cm de comprido, 15 cm de largura e 15 mm de espessura. Embora reduza a sua duração, a madeira não deve ser tratada, pois os produtos químicos utilizados podem ser prejudiciais para as aves. A fixação das partes da caixa-ninho deve ser feita preferencialmente com parafusos. O telhado funciona como tampa, para poder ser feita a manutenção do ninho. Assim o telhado fixa-se com uma dobradiça que pode ser feita com borracha, por exemplo um pouco de câmara-de-ar de um pneu velho. Na base devem ser feitos dois ou três pequenos buracos para escoar água da chuva que possa entrar. Não devemos colocar nenhum poleiro, pois facilita o ataque de predadores ao ninho.

 

Colocação

As caixas ninho devem ser colocadas em troncos de árvores, a uma altura entre 3 e 5 metros mais ou menos. A melhor orientação é virada a nascente para terem uma melhor temperatura no inicio do dia. Atenção que uma excessiva exposição ao sol pode provocar a morte das aves por demasiado calor. Devemos assim escolher bem o local para que tenha a sombra desejada. A escolha do tronco deve também permitir que a posição do ninho seja um pouco inclinada para a frente, para dificultar a entrada da água da chuva e o acesso de predadores. Os ninhos não devem ser colocados perto de ramos, troncos ou outras estruturas que facilitem o ataque dos predadores. Não devemos colocar qualquer material dentro do ninho. As aves constroem o seu ninho com as características que mais gostam, aproveitando a cavidade limpa que lhes disponibilizamos.

 

Manutenção

Se o ninho estiver ocupado, na altura de reprodução não devemos abrir, pois podemos provocar o abandono dos progenitores e a morte dos descendentes.

Na época de inverno devemos retirar o material dos restos do ninho que as aves construíram, pois elas não gostam de o reutilizar devido a lixo e parasitas que ficaram.

Por vezes as caixas ninho são ocupadas por vespas. O melhor é deixar passar a época de verão que elas desaparecerão de novo.

 

 

OBSERVAR AS AVES A UMA DISTÂNCIA QUE NÃO AS PERTURBE

PODE ENSINAR-NOS MUITO SOBRE O SEU COMPORTAMENTO

E DAR A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR A MUITAS COISAS ENGRAÇADAS.

 

BOM TRABALHO! E JÁ AGORA, BOAS OBSERVAÇÕES DOS NOSSOS AMIGUINHOS VOADORES.