Devolução à natureza de uma águia-cobreira

28-09-2023 18:08

Na manhã do dia 28 de setembro de 2023, o Dr. Roberto Sargo e a Drª Filipa Loureiro, médicos veterinários do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD, proporcionaram um momento de grande riqueza pedagógica a mais de duas centenas e meia de alunos do nosso agrupamento.

Estes médicos veterinários ensinaram aos alunos e professores presentes, em que consiste o seu trabalho e alguns aspetos muito importantes da conservação da natureza, bem como a história de uma ave recuperada que trouxeram para devolver ao seu meio.

Perante esta plateia entusiasmada mostraram uma águia-cobreira, que tinha sido vítima do ato ilegal do um tiro de um caçador, mas que felizmente foi encontrada ferida por alguém consciente, que a levou a um centro de recuperação de animais selvagens. No final, o aluno Rodrigo Mourão, entusiasta do Clube de Ornitologia, teve a alegre oportunidade de devolver à natureza esta nobre ave de rapina.

Mas melhor do que palavras, ficam aqui algumas imagens deste momento, o link para o filme e mais links para quem quiser conhecer melhor a águia-cobreira.

Filmes do evento: https://youtu.be/TMR-SU78lXw ; https://www.facebook.com/reel/721946893280857

Informações e filmes desta espécie: https://ebird.org/portugal/species/shteag1 ; https://www.youtube.com/watch?v=_waS6uRh0hI ; https://www.youtube.com/watch?v=AUAXKQNp5ek

Quando foi libertada, a águia-cobreira ficou pousada perto da escola, provavelmente algo confusa depois de ter saído do hospital. Cerca de duas horas depois, foi avistada a subir muito alto e a seguir o seu rumo.